25.3.2019 | Boletim

Desregulamentação da indústria de gás natural

Atos governamentais recentes apontam para mudanças estruturais relevantes na indústria do gás natural no Brasil. O objetivo principal é aumentar a concorrência por meio da entrada de novos players, preservando a liberdade da Petrobras para implementar seu planos de desinvestimentos e priorizar determinadas atividades. Felipe de Paula e Lucas Griebeler analisam, neste texto, o desenho proposto para a desverticalização do setor.

25.3.2019 | Boletim

Mudanças no setor de refino e o risco de intervenção do Cade

A determinação da nova gestão da Petrobras de concentrar suas atividades na extração de petróleo em águas profundas (principalmente no pré-sal) tende a criar mercado mais competitivo e abrir oportunidades de investimento. No entanto, esse bem-vindo movimento pode ser ameaçado em razão de iniciativas da autoridade antitruste. Bolívar Moura Rocha, Marcos Malvar e Lucas Griebeler defendem, neste boletim, que eventual redesenho do setor deveria ser deixado a cargo da administração direta, mais bem aparelhada que o Cade para essa tarefa.

25.3.2019 | Boletim

Cessão onerosa dos campos do pré-sal gera novas oportunidades de investimento

A solução do longo impasse em torno do contrato entre a União e a Petrobras envolvendo a cessão onerosa dos campos do pré-sal é tarefa complexa, mas também representa oportunidade relevante para investimentos privados em mercado global amadurecido. Felipe de Paula e Rodrigo Dias explicam como os ajustes a serem implementados no contrato poderão viabilizar o leilão marcado para outubro de 2019. A atração de novos investimentos, principalmente estrangeiros, deve solucionar impasses entre entes federados, União e Petrobras.

12