Levy & Salomão Advogados incentiva projetos sociais e culturais por meio de prestação de assistência jurídica gratuita, doações e divulgação junto a seus clientes. As iniciativas incluem apoio financeiro ao Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), ao Departamento Jurídico XI de Agosto e à Associação Educacional Labor.


A Labor Educacional foi fundada em 1992, como uma instituição sem fins lucrativos, por uma equipe de educadores em busca de uma proposta pedagógica diferenciada que priorizasse a permanência na escola de crianças com histórico de fracasso escolar ou em processo de evasão. Através de parcerias e apoios técnico-financeiros de instituições governamentais e privadas, atua junto às escolas públicas, introduzindo modificações na vida escolar, em harmonia com a nova legislação brasileira, que contribuem para a solução dos principais problemas da educação. 

O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) mantém e exibe acervo de mais de duas mil obras de arte moderna e contemporânea brasileira. O MAM-SP atende alunos carentes, aos quais oferece visita monitorada às exposições que realiza. Mantém também cursos de arte para crianças deficientes e vítimas de violência e desenvolve outras atividades de alcance social. Informações em www.mam.org.br.

Departamento Jurídico XI de Agosto, ligado à Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, presta assessoria jurídica gratuita à população de baixa renda. Além de apoio financeiro, o convênio do escritório com o Departamento Jurídico XI de Agosto prevê que os estudantes que lá trabalhem, se admitidos como estagiários de Levy & Salomão Advogados, possam continuar a dedicar um dia por semana integralmente ao Departamento, o que lhes permite ingressar no mercado de trabalho ao mesmo tempo em que prestam atendimento a pessoas carentes. 

Uma iniciativa da Universidade de Harvard no Brasil, o David Rockefeller Center for Latin American Studies tem o objetivo de promover e fortalecer os laços acadêmicos com instituições de ensino, professores e estudantes na América Latina. Fundado em 1994 e com escritório no Brasil desde 2006, oferece vários projetos com foco em diferentes áreas que possibilitam o intercâmbio de conhecimento.

 


A Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho é composta pelos trabalhadores do maior lixão da América Latina, localizado no município de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Tem por objetivo garantir trabalho aos catadores após o término das atividades do Aterro Metropolitano; criar projetos comunitários para melhoria das condições de vida dos catadores e suas famílias; e lutar pela implantação da Coleta Seletiva em Duque de Caxias, realizada e gerida pela Associação.

 

O Sabin Vaccine Institute é uma entidade sem fins lucrativos fundada nos Estados Unidos em 1993. Atua na conscientização dos governos da necessidade de evitar doenças tropicais negligenciadas, advogando para o desenvolvimento de medicamentos com baixo custo e facilitando o acesso aos mesmos.

 

A ONG Cidadão Pró-Mundo é um projeto que nasceu no bairro do Capão Redondo, na periferia da cidade de São Paulo, com o objetivo de propagar o ensino de inglês em comunidades carentes. A ONG possui seis unidades no estado de São Paulo e duas no Rio de Janeiro.

 

A SanFran Jr. é uma entidade sem fins lucrativos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo cujo foco é o aperfeiçoamento dos alunos do Largo São Francisco em Direito Empresarial. Os alunos têm a possibilidade de trabalhar em casos concretos, aplicando os conceitos aprendidos em sala de aula.

 

Instituição sem fins lucrativos, a Comissão Fulbright oferece bolsas de estudos para brasileiros e norte-americanos estudantes de graduação, de pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais em todas as áreas do conhecimento. O Programa Fulbright teve início no Brasil em 1957 e, desde então, já beneficiou mais de 6,2 mil brasileiros e norte-americanos.

O Instituto ProA atua como intermediário entre jovens de baixa renda e o mercado de trabalho. Por meio de parcerias com instituições de ensino, empresas e escolas da rede pública, oferece cursos profissionalizantes e dá orientação sobre carreira profissional.

O Instituto Liberal, uma organização sem fins lucrativos, tem como objetivo promover o debate sobre a ordem liberal, dentro de valores como liberdade e responsabilidade, preocupação com a pessoa, tolerância e prosperidade.