José A. Graça Lima

José A. Graça Lima

Consultor
Contato: (21) 3503-2027
Ordem dos advogados

OAB-RJ 207.413
OAB-SP 415.397

Idiomas: Português, Inglês, Espanhol e Francês

O Embaixador José Alfredo Graça Lima teve sua carreira voltada à diplomacia comercial e às negociações. Como negociador brasileiro na Rodada Uruguai, participou da reformulação das regras multilaterais de comércio e da criação da própria Organização Mundial do Comércio (OMC).

Em quase 50 anos como diplomata, ocupou diversos cargos do Ministério das Relações Exteriores (MRE) no Brasil e no exterior, representou o Brasil em negociações no Mercosul, do Mercosul com a União Europeia e na OMC, e chefiou a representação permanente brasileira junto às comunidades europeias em Bruxelas. Como perito da OMC, integrou – inclusive na qualidade de presidente – painéis de solução de controvérsias. Foi ainda Cônsul-Geral em Nova York e em Los Angeles.

Foi responsável pelas relações bilaterais do Brasil com os países da Ásia e Pacífico, e exerceu a função de sherpa do BRICS durante as presidências de turno do Brasil (cúpula de Fortaleza), onde foi criado o banco do BRICS, e da Rússia (cúpula de Ufa).

Aposentado da carreira diplomática em 2016, é membro do conselho curador do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) e consultor de Levy & Salomão com atuação nas áreas de relações governamentais e comércio internacional; tem também envolvimento em projetos relacionados à Ásia.

Formação

Curso de Altos Estudos do Instituto Rio-Branco
Curso de Extensão em Relações Internacionais, UnB
Curso de Preparação à Carreira Diplomática do Instituto Rio-Branco
Bacharel em Direito, PUC-RJ