A atividade de influenciadores de mercado financeiro registra um crescimento notável no Brasil. Em abril deste ano, o escritório Levy & Salomão Advogados promoveu um evento sobre as fronteiras dos influenciadores no mercado financeiro, disponível em nosso canal no YouTube. Esta edição de LS Brazil Outlook aborda os desafios, as atualizações e as inovações para garantir segurança aos investidores e maior credibilidade à atividade no mercado de capitais.
Atualmente, dois projetos de lei sobre a regulação das plataformas são discutidos no Congresso brasileiro. Um deles aborda a organização do funcionamento das redes sociais e outro trata da responsabilidade e transparência na internet, ambos inspirados na legislação europeia.
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) está em vias de decidir por nova regulação e uma das opções é manter as normas atuais, com pequenos ajustes, sobretudo, nas regras referentes à captação de investidores.
Nesta edição, serão discutidos os benefícios e riscos da atuação dos influenciadores no mercado de capitais e os cuidados que devem ser adotados por todos os agentes na prestação de informações aos investidores, tanto brasileiros como estrangeiros. Confira sobre esses e outros assuntos.
Pagamento do crédito decidido por voto de qualidade no Carf, com exclusão de juros, é direito do contribuinte
Leia maisOs limites da Lei de Usura, persistentes em nosso dia a dia desde 1933, foram quase que totalmente afastados pela nova Lei nº 14.905. Essa mudança implica transformação do mercado de crédito brasileiro e abre oportunidades diversas para instituições...
Leia maisFalta de clareza da Lei 14.754/23 sobre o tema provoca indesejável insegurança jurídica
Leia maisMercado de criptoativos: é necessário cautela e clareza nas informações transmitidas por exchanges e influenciadores, enquanto o Banco Central discute regulação da atividade.
Leia maisEntenda os principais desafios e oportunidades associados à presença dos influenciadores digitais no mercado financeiro e as medidas regulatórias necessárias para garantir transparência e proteção aos investidores.
Leia maisInfluenciadores digitais conectam investidores brasileiros e estrangeiros, mas devem estar atentos às normas da CVM e do Banco Central
Leia maisÉ fundamental incluir a autorregulação das plataformas no debate normativo e estimular a cooperação entre os órgãos reguladores e autorreguladores, com a tecnologia como aliada.
Leia maisAs normas apontam para a responsabilidade dos agentes regulados sobre a prática dos influenciadores contratados por eles. Há, no entanto, limitações práticas para a efetiva supervisão nas redes.
Leia maisFundo de investimento tem se mostrado uma alternativa importante de financiamento da cadeia agroindustrial
Leia maisEm artigo publicado na revista Capital Aberto, Eduardo Salomão, Fabio Kupfermann Rodarte e Eduardo Pilon destacam como a tokenização é uma forma de modernizar a captação de recursos no agronegócio.
Leia maisEduardo Salomão e Luiz Roberto de Assis publicam Q&A sobre regulações de financiamento de fundos de investimento no Brasil
Leia maisArtigo de Luiz Roberto de Assis aborda regras de autorização para funcionamento de instituições de pagamento.
Leia maisReceba em seu email nossos conteúdos jurídicos e convites para eventos.
Siga a nossa página no LinkedIn