A Lei nº 15.042/2024 amplia o papel dos créditos de carbono na economia nacional. Além de serem instrumentos de compensação ambiental, poderão integrar o sistema financeiro e de capitais. O incentivo tributário também será significativo ao prever a dupla dedução do Imposto de Renda Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.

As possibilidades de monetização da descarbonização e o leque de instrumentos disponíveis para o financiamento da transição energética passam a ser ampliados. Os créditos de carbono, inclusive, poderão ser usados ​​como garantia em financiamentos em geral, não apenas de projetos que visem a redução das emissões.

A Lei também confirma o mercado de crédito de carbono autorregulado, já existente.

Com isso, a legislação abre a possibilidade de monetizar a matriz energética brasileira, que já é majoritariamente renovável.

Para que os créditos de carbono sejam válidos, a legislação prevê que os projetos devem comprovar ganhos adicionais na redução de emissão de CO2. Esse conceito torna-se determinante para definir quais projetos poderão gerar créditos e investimentos.

Nesta edição do LS Brazil Outlook discutimos alguns desdobramentos econômicos relevantes do mercado de crédito de carbono. A utilização de créditos como garantias de financiamento; os desafios da certificação e da mensuração de emissões de CO2; os incentivos tributários; e as oportunidades de geração de créditos a partir de energia renovável são os assuntos abordados. 

Nesta Edição | novembro 2025

Crédito de carbono em garantia de financiamentos

Crédito de carbono em garantia de financiamentos

Créditos de carbono ganham status de ativos garantidores, mas exigem certificação e atenção a riscos contratuais

Leia mais
Adicionalidade e créditos de carbono: o que efetivamente define o valor de um projeto

Adicionalidade e créditos de carbono: o que efetivamente define o valor de um projeto

Adicionalidade torna-se fator determinante para o valor e a elegibilidade dos créditos de carbono, influenciando preços, integridade e segurança jurídica dos projetos

Leia mais
Os benefícios fiscais conferidos aos créditos de carbono

Os benefícios fiscais conferidos aos créditos de carbono

Créditos de carbono passam a contar com benefícios fiscais inéditos, reforçando o estímulo à descarbonização e à transição energética

Leia mais
Crédito de carbono com energia renovável

Crédito de carbono com energia renovável

Mesmo com matriz limpa, Brasil pode ampliar geração de créditos de carbono com energia renovável e novas regras da Lei nº 15.042/2024

Leia mais

Outras edições

Política restritiva sobre rankings

Não participamos de ou damos informações a publicações classificadoras de escritórios de advocacia (rankings) com uso de informações confidenciais de clientes. Também não pagamos por espaço editorial ou publicitário. Isso pode levar a omissão ou distorção de informações relativas a nossas atividades em tais publicações. Assim, a visita a nosso site é a maneira mais adequada de conhecer nossa atuação.
developed by asteria.com.br designed by pregodesign.com.br
^